domingo, fevereiro 17

Conhecendo a Igreja : Os Santos Ícones




Uma das primeiras coisas que mais causa impacto a um visitante não-ortodoxos em uma Igreja Ortodoxa é o lugar de destaque atribuído aos Santos Ícones. 

O Iconostase é coberto com eles, enquanto outros são colocados em lugares de destaque em todo o edifício da Igreja. 

As paredes e o teto são cobertos com pinturas murais icônicas. Os fiéis ortodoxos se prostram diante dos ícones, beijam e queimam velas diante deles. 

Eles são incensados pelo clero e transportados em procissões. 

Considerando a importância óbvia dos Santos Ícones, perguntas podem certamente ser levantadas em relação aos mesmos: O que esses gestos e ações querem dizer? Qual é o significado dos ícones? Eles não são ídolos ou coisas do gênero, proibidas pelo Antigo Testamento? 

Os ícones têm sido utilizados para oração, desde os primeiros séculos do cristianismo. Sagrada Tradição nos relata por exemplo, da existência de um ícone do Salvador escrito durante sua vida (o ícone "não feito por mãos humanas") e de ícones das Toda Pura e Santa Mãe de Deus feitos com Ela com modelo. 

Há provas de que a Sagrada Tradição da Igreja Ortodoxa teve uma compreensão clara da importância da importância dos Ícones desde o início, e este entendimento nunca mudou, pois é derivado dos ensinamentos sobre a Encarnação da Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. 

"Ninguém jamais viu Deus. O Filho único, que está no seio do Pai, foi quem o revelou.." (João 1:18), proclamou o evangelista. 

Isto é, Ele revelou a imagem ou ícone de Deus. 

Por ser o brilho da glória (de Deus), e a expressa imagem da pessoa(de Deus) (Hebreus 1:3), a Palavra de Deus Encarnada revelou ao mundo, em sua própria divindade, a imagem do pai. 

Quando São Felipe pergunta a Jesus: "Senhor, mostra-nos o Pai", Ele lhe respondeu: "Já estive com você por tanto tempo, e ainda assim você não me conhece, Felipe? Aquele que me vê, vê o Pai" ( João 14:8-9). 

Assim como o Filho está no seio do Pai, da mesma forma depois da encarnação Ele é consubstancial com o Pai, segundo a Sua divindade , igual em homenagem a ele. 

A verdade acima expressa, o que é revelada no Cristianismo, e é tal os fundamentos da arte pictórica cristã. 

A imagem (ou ícone) não só não contradiz a essência do cristianismo, mas é infalivelmente a ela ligada, e este é o fundamento da tradição que, desde o início A Boa Notícia foi trazida ao mundo pela Igreja, tanto na palavra e imagem. 

São João Damasceno, um "Pai" da Igreja do século VIII, que escreveu sobre a crise iconoclasta (anti-ícone) , explicou que devido "a Palavra de Deus ter se feito carne" (João 1: 14), já não estamos na nossa infância, crescemos, nos foi dado por Deus o poder de discernimento e sabemos o que pode ser representado e o que é indescritível. 

Desde quando a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade no apareceu na carne, podemos retratá-lo e reproduzi-lo para a contemplação de Quem tem a condescendência de ser visto. Podemos confiantemente representar Deus invisível - não como um ser invisível, mas como um que se fez visível por nossa causa através da partilha em nossa carne e sangue. 

Os Santo Ícones desenvolvidos lado a lado com os Serviços Divinos e, como os serviços, expressam os ensinamentos da Igreja, em conformidade com a palavra da Sagrada Escritura. 

Seguindo o ensinamento do Sétimo Concílio Ecumênico , o ícone é visto não como simples arte, mas sim que existe uma correspondência completa do ícone com a Sagrada Escritura. 


A palavra da Sagrada Escritura é uma imagem, posto que a imagem também é uma palavra, pois de acordo com São Basílio, o Grande " Representando o divino, não estamos a fazer-nos semelhantes aos idólatras, pois não é o símbolo material que estamos adorando, mas o Criador, que se tornou corporal para o nosso bem e assumiu o nosso corpo a fim de que através dele Ele pudesse salvar a humanidade." 

Também se venera os objetos materiais pelos quais a nossa salvação foi realizada - a madeira da abençoada Cruz, o Santo Evangelho, Santas Relíquias dos Santos, e acima de tudo, o Precioso Corpo e Sangue Vivificante de Cristo, que pela Sua graça confere propriedades de Poder Divino. 

Os cristãos ortodoxos não veneram um ícone de Cristo por causa da natureza da madeira ou da pintura, mas sim veneramos a imagem inanimada de Cristo, com a intenção de Cristo, adorando o Deus encarnado através dele. 

Nós beijamos um ícone da Virgem Maria como Mãe do Filho de Deus, assim como nós beijamos os ícones dos Santos como amigos de Deus, que lutaram contra o pecado, imitando Cristo derramando seu sangue por Ele e seguindo os Seus passos. 

Os santos são venerados como sendo aqueles que foram glorificados por Deus e que se tornaram, com a ajuda de Deus, terríveis para o inimigo, e benfeitores aos buscadores da fé. 

Os Santos ícones são como um ponto de encontro entre os membros vivos da Igreja [militante] na terra e os Santos que passaram para a Igreja [Triunfante] no céu. 

Os Santos representados na Ícones não são figuras remotas, lendárias do passado, mas sim contemporâneos, nossos amigos pessoais. 

Como ponto de encontro entre o céu e a terra, os ícones de Cristo, Sua Mãe, os Anjos e os Santos constantemente lembram aos fiéis da presença invisível de todo o Céu, que visivelmente expressam a idéia do Céu na Terra.

  




Santo Atanásio, o Grande
Arcebispo de Alexandria (c. 297-373)

Nós, os fiéis, não adoramos os ícones como deuses. De modo algum, como pagãos; ao invés disso, estamos simplesmente expressando nossa relação e o sentimento de nosso amor para com a pessoa cuja imagem é mostrada no ícone. Por isso muitas vezes quando a imagem se desvaneceu, nós a queimamos no fogo, como então uma madeira plana, que anteriormente era um ícone. Assim como Jacó, ao morrer, curvou-se em adoração ao bordão de José [cf. Hebreus 11:21], não honrando o bordão, mas aquele a quem pertencia, da mesma maneira os fiéis, por nenhuma outra razão, veneram [beijam] os ícones, assim como nós muitas vezes beijamos nossos filhos, para que possamos claramente expressar o afeto [que sentimos] em nossa alma. Pois, assim como os judeus que uma vez adoraram as tábuas da Lei e as duas esculturas de ouro dos querubins, não honravam a natureza da pedra e do ouro, mas o Senhor que as havia dado.


(39ª Questão a Antíoco)

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, agradeço por compartilhar sua opnião neste blog. Deus te salve!